Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Evento apresenta plataforma de inovação aberta

Ferramenta possibilita a resolução de desafios por empresas e instituições de pesquisa

Florianópolis, 09.04.2015 – “É como abrir as portas da empresa para novas ideias”. Este é o conceito inovação aberta, que subsidia a Plataforma iTec, apresentada nesta quarta-feira (8) em workshop promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi Santa Catarina (IEL/SC) e pelo SENAI/SC, entidades da FIESC. A ferramenta foi demonstrada pelo consultor Eduardo Toma, representante da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), que afirmou que a modalidade de inovação já é utilizada com sucesso por indústrias como a Natura, de cosméticos.

Na plataforma, companhias cadastram os desafios de inovação que estão enfrentando. Outras empresas e institutos de pesquisa têm acesso a estas demandas e verificam se têm soluções tecnológicas que as atendam. Em caso positivo, cadastram suas soluções e às vinculam ao desafio proposto.

O evento contou também com apresentação do diretor Regional do SENAI/SC, Jefferson de Oliveira Gomes, que apresentou os institutos de Inovação e Tecnologia que o SENAI está implementando no Estado. Ele destacou que os institutos minimizam os investimentos e os riscos ligados à inovação para empresas.

A programação contou ainda com palestra da coordenadora da área de Inovação e Gestão do IEL/SC, Cristiane Iata, que abordou os serviços oferecidos pela instituição na área de inovação. Ela citou, entre outros, a elaboração de projetos para captação de recursos, a realização de diagnósticos de processos e a capacitação de profissionais.

Plataforma iTec - A ferramenta foi desenvolvida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e tem seu comitê técnico formado por Confederação Nacional da Indústria (CNI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), Ministério da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior (MDIC) e Governo Federal.

Mais informações estão disponíveis no site plataformaitec.com.br.

 

 

Fábio Almeida
Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231-4674 | 48 9981-4642
fabio.almeida@fiesc.com.br

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.