FLORIANÓPOLIS - MBA em Gestão de Equipes de Alto Desempenho

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Capacitação Empresarial - Pós Graduação
 
OBJETIVO GERAL
Formar gestores líderes para desenvolverem equipes de alto desempenho preparando-as para a inovação, criatividade, valores e competitividade, transformando-as em agentes de mudanças com foco na aprendizagem e nos resultados organizacionais.
 
PRÉ-REQUISITO                                                                                                                          
Diploma de Graduação 
 
CRONOGRAMA
Início: 12/05/2017
Término: 31/08/2018
Encontros Quinzenais:
Sexta-feira: 18:30 – 22:30
Sábado: 09:30 – 12:30 / 13:30 – 18:30
 
LOCAL
Faculdade de Tecnologia SENAI Florianópolis  
Rodovia SC 401, 3730 - Saco Grande - Florianópolis - SC - Brasil - CEP 88032-005
 
UNIDADE CURRICULAR
Unidade Curricular Obrigatória
Carga Horária
Conteúdo Programático
Instrutores
Gestão Estratégica de Pessoas
24 horas
  • Administração e planejamento estratégico.
  • Objetivos e Estratégias organizacionais.
  • Fundamentos da gestão estratégica de pessoas.
  • Planejamento estratégico e o planejamento estratégico de pessoas.
  • Planejamento Operacional de gestão de pessoas.
  • Subsistemas de gestão de pessoas.
  • Indicadores de Desempenho de Gestão de Pessoas.

Cristiam Baldissera de Oliveira

Cultura Organizacional e Gestão de Mudanças
24 horas
  • Arquitetura organizacional.
  • Tipos de estrutura organizacional.
  • Cultura organizacional.
  • Diversidade cultural.
  • Reflexões sobre cultura nacional e Cultura organizacional.
  • Comportamento organizacional.
  • Clima organizacional.
  • Mudança organizacional.
  • Gestão da mudança.
  • Agentes e práticas gerenciais relacionadas à mudança.

Jehan Carla Zunino Luckmann

Desenvolvimento de Lideranças
32 horas
  • A natureza da liderança.
  • A Liderança como diferencial competitivo.
  • Tipos de liderança.
  • O processo de formação e desenvolvimento de líderes.
  • O perfil do líder transformador e suas competências do líder eficaz
  • A motivação e o papel do líder no engajamento de pessoas.
  •  A Liderança e o desempenho das Equipes.

Ulisses Domingos Natal

Coaching
32 horas
  • Conceitos, fundamentos e princípios do Coaching.
  • Diferença do Coaching com outras abordagens.
  • Alguns tipos de Coaching.
  • Benefícios e resultados esperados do Coaching.
  • Situações que indicam necessidade de coaching.
  • O processo de Coaching.
  • O uso de ferramentas no Coaching.
  • Coaching como ferramenta de Gestão de equipes de alto desempenho.
  • Plano de desenvolvimento pessoal.
  • O papel do líder coaching na formação de equipes.
  • Inteligência emocional.
  • Modelos Mentais e feedback.

Lorena Carmen Gramms

Aprendizagem nas Organizações
24 horas
  • Aprendizagem nas organizações na perspectiva individual.
  • Aprendizagem organizacional: interação entre indivíduo e coletivo;
  • Aprendizagem de adultos: conceitos, teorias e processo.
  • Experiência e aprendizagem.
  • Aprendizagem gerencial: conceitos e abordagem da aprendizagem situada.
  • Prática reflexiva.
  • Contextualização da inter-relação entre conhecimento e aprendizagem.
  • Gestão do conhecimento: aspectos teórico e conceituais, com foco nos fatores que influenciam a criação e a transferência de conhecimento.
  • Ferramentas de aprendizagem nas organizações.
  • Aprendizagem em equipe.
  • As disciplinas da aprendizagem

Waldoir Valentim Gomes Junior

Gestão por Competências 
24 horas
  • Conceitos de Gestão por Competências.
  • Conhecimentos, Habilidades e Atitudes.
  • Competências técnicas e comportamentais.
  • Competências individuais e organizacionais.
  • Modelos de Competências e Gestão de Talentos.
  • Métodos, técnicas e instrumentos para mapeamento de competências.
  • Desenvolvimento de competências individuais e de equipes.
  • A gestão por competências e sua relação com o desempenho.
  • Diferentes métodos de avaliação e modelos de gestão de desempenho.
  • Avaliação e seleção por competências.
  • Competências essenciais das equipes de alto desempenho.

Ângelo Reck

Criatividade e Inovação
24 horas
 
  • A relevância da criatividade e inovação nas organizações.
  • Inovação nas organizações.
  • Gestão do processo da inovação.
  • Criatividade nas organizações.
  • Empreendedores internos.
  • Práticas para estimular a criatividade nas organizações.
  • Os 8 I's do Ciclo da Imbatibilidade nas organizações.
  • Ferramentas e Técnicas para desenvolver a criatividade.
  • Desenvolvimento do potencial criativo. Inovação e Criatividade como diferencial competitivo.
  • Inovação e Criatividade e a gestão de equipes.
  • Inovação e criatividade para reestruturação do ambiente organizacional.
  • O comportamento criativo.
  • A implantação de ideias novas nas empresas e as resistências à mudança.

Cristiam Baldissera de Oliveira

Comunicação Interpessoal
24 horas
  • As relações humanas.
  • O poder da comunicação.
  • O processo de comunicação.
  • O impacto das emoções na comunicação.
  • Ruídos de comunicação.
  • Barreiras à comunicação.
  • Comunicação verbal e não verbal.
  • Habilidades verbais assertivas.
  • Comunicação empática.
  • O líder e a comunicação.
  • Comunicação nas equipes de trabalho.
  • A comunicação nos negócios.
  • Comunicação interpessoal mediada por tecnologias. 

Magda Lange Ramos

Gestão de Equipes de Alto Desempenho
32 horas
  • Equipes de alto desempenho: características e desafios.
  • Equipes auto gerenciáveis.
  • Trabalho em equipe como vantagem competitiva.
  • Processo decisório das equipes de alto desempenho.
  • Ferramentas de comunicação.
  • Diversidade de papéis e criação de sinergia.
  • A criação da confiança.
  • Hábitos das equipes eficazes.
  • Avaliação 360 graus.
  • Técnicas de delegação.
  • Foco e gestão do tempo.
  • Motivação de equipes.
  • Feedback.

Ulisses Domingos Natal

Negociação e Gestão de Conflitos
24 horas
  • O conflito nas organizações.
  • Formas de abordar conflitos.
  • Negociação como instrumento de gestão de recursos humanos.
  • Táticas e estratégias de negociação.
  • Processo, planejamento e preparação.
  • Uso do poder.
  • Negociação em diferentes culturas.
  • Gestão de conflitos.
  • Tipos de conflitos no contexto de trabalho.
  • Conflitos funcionais e disfuncionais.
  • Mediação de conflitos.
  • Características do processo de mediação.
  • Modelos de mediação e papel do mediador.
  • Estratégias, técnicas, táticas e instrumentos de intervenção.

Jehan Carla Zunino Luckmann

Indicadores de Desempenho
24 horas
  • Tipos de indicadores.
  • Construção de indicadores.
  • Gerenciamento de indicadores.
  • O Balanced Scorecard. KPIs (Key Performance Indicators).
  • Indicadores de Recursos Humanos.
  • Indicadores e métricas de Capital Humano.
  • Indicadores e recompensas.

Carlos Afonso Zilli

Qualidade de Vida no Trabalho
24 horas

 

  • Qualidade de vida e bem-estar.
  •  A visão biopsicossocial.
  • A qualidade de vida no trabalho.
  • O ambiente físico e o ambiente psicossocial do trabalho.
  • A QVT, a cultura e clima organizacional.
  • O estresse e os assédios no trabalho.
  • Modelos, indicadores e instrumentos da qualidade de vida no trabalho.
  • A implantação e a gestão de programas de qualidade de vida no trabalho.
  • Programas de QVT praticados nas organizações.

Lorena Carmen Gramms

Projeto Aplicado 
32 horas
  • Desenvolvimento de projeto aplicado às organizações contemplando as seguintes etapas:
Diagnóstico das equipes
Análise da Situação Atual
Planejamento da situação future.
  • Elaboração de programa de desenvolvimento de equipes

Cristiam Baldissera de Oliveira

Orientação ao TCC

16 horas

  • Planejamento e elaboração do projeto de pesquisa de acordo com as normas da ABNT.
  • Elementos pré e pós textuais para a execução da monografia.
  • Orientações para elaboração do artigo/TCC.

Rosangela Teresinha Calza

CARGA HORÁRIA TOTAL
360 horas
 
 
 
VALOR DO CURSO
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R$ 6.000,00 ou 24 pacelas mensais de R$ 250,00.
 
 
Faça sua Pré-Inscrição
 
Para mais informações:
 
IEL/SC
Telefone: (48) 3231-4611
Celular: (48) 99134-2968  WhatsApp
E-mail : educacaoexecutiva@ielsc.org.br 
 
SENAI Florianópolis 
Telefone: 48 3239-5800
E-mail: florianopolis@sc.senai.br
 
INSTRUTORES 
 

Ângelo Reck

Profissional com sólida carreira em empresas dos segmentos de transformação de plásticos e linha branca, com 15 anos de experiência nas áreas de P&D e Inovação, sendo os últimos 5 anos na gestão de equipes, buscando diferenciação e obtenção de resultados. Forte atuação internacional na América do Sul e Estados Unidos, no gerenciamento e captação de projetos, desenvolvimento de novos produtos, com foco no entendimento das necessidades dos consumidores. Trabalho em empresas multinacionais como Tigre, Whirlpool e Amanco. Trabalha como professor dos cursos de Graduação e Pós-Graduação do SENAI SC e atualmente é empreendedor na empresa 4C Innovation. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Maria (1997), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e MBA em Gestão de Projetos pela FGV.

 

Carlos Afonso Zilli

Possui graduação em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1984) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é horista no Serviço Nacional de Aprendizado Industrial, ministrando aulas na pós-graduação (Engenharia da Manutenção). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Custos da Qualidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento Estratégico, Gerenciamento de Projetos, Método PDCA, Gestão Empresarial e da Qualidade. Atua, também, com Consultor de Empresas na área de Gestão Empresarial (PE, Melhoria de Processos e Produtos, Inovação, Gerenciamento da Rotina, Gerenciamento de Projetos, Melhoria de resultados econômicos e financeiros) na empresa de consultoria EPZ Consultoria Empresarial.

 

 
Possui Bacharelado em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul (1999) e Mestrado em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (2013). Atualmente é Especialista em Gestão no SENAI Florianópolis. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Planejamento Estratégico, Desenvolvimento de Pessoas, Marketing e Vendas.
 
 

Jehan Carla Zunino Luckmann

Possui graduação em PSICOLOGIA pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), Mestre em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Organizacional. Atuação nos diversos subsistemas de Gestão de Pessoas, em especial com recrutamento e seleção, atuando com seleção por competências. Desenvolveu atividades de coordenação de gestão de pessoas em indústria. Na docência, ministrou a disciplina de Relações Humanas em escola de segurança patrimonial, atuando também com avaliação psicológica de vigilantes patrimoniais, com registro reconhecido pela Polícia Federal. Atualmente coordena a área de Educação no SENAI Florianópolis, sendo responsável por cursos de Aprendizagem Industrial, Curta Duração, Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico, Cursos Técnicos, Graduação e Pós-graduação.

Lorena Carmen Gramms

Atua na área de consultoria e coaching e como docente em graduação e pós-graduação desde 1998, especialmente nas áreas de Comportamento e desenvolvimento de pessoas nas organizações, Gestão de Pessoas e Processos, Estratégia, Qualidade e Liderança. Possui graduação em ADMINISTRAÇÃO pela Fadeps (1992) e MESTRADO em Administração pela Universidade Federal do Paraná (1999). Atualmente é Consultora, Coaching e Palestrante na área de Gestão e Desenvolvimento de pessoas nas organizações. É Conselheira e Diretora de Eventos do CRA-PR para o mandato de 2010-2014 e membro das Comissões de Educação e de Sustentabilidade e dos Comitê de Avaliação dos Prêmios Guerreiro Ramos e Belmiro Siqueira do CFA. Também integrante da Câmara de Gestão Pública do CFA. Docente (colaboradora) de Pós Graduação do SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina. Professora Convidada do IEL-PR, Unicuritiba, Unipar IFPRt. É autora das obras Administração Estratégica (2004, Ed. IBPEX), Gestão de Talentos (2012, Ed. Intersaberes), Aprendizagem Organizacional (2013, Ed. IFPR), Coaching e Mentoring (Ed. Intersaberes, 2014) e Gestão Estratégica de Pessoas (Senai, 2015). Atuou por 10 anos em grandes empresas multinacionais americanas e trabalhou durante 5 anos com exportação de calçados.

Magda Lange Ramos

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2012). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2003). Especialista em Gestão Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2003). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1977). Bibliotecária documentalista da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professora de Metodologia da Pesquisa e Orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso no Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial da Faculdade SENAI/SC-SÃO JOSÉ.

Rosangela Teresinha Calza

Redes de Computadores - Comunicação Oral e Escrita - Possui mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e Especialização em Didática do Ensino Superior pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (2012). Atualmente trabalha no Senai/Florianópolis e no SENAC/Florianópolis. Tem experiência na área de Letras-Português, com ênfase em Gramática, Leitura, Produção Textual, Comunicação Verbal e não Verbal. Experiência, também, em Ensino de Metodologia da Pesquisa Científica. Exerce a atividade de Revisora de trabalhos acadêmicos, livros e artigos científicos desde 1997. É revisora da revista Navus do Senac Florianópolis desde 2012.

Ulisses Domingos Natal

possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1984) , especialização em Administração de Empresas pela Faculdade Católica de Administração e Economia (1987) e mestrado em Master Universitário en Administracion de Empresas pela Univerdidade de Extremadura (2003) . Atualmente é Professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Psicologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Professor Universitário, Instituições de Ensino, R.

Waldoir Valentim Gomes Junior

Doutorando e mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento, também especialista em Desenvolvimento Gerencial, Graduado em Engenharia de Produção Elétrica, todos na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, ainda técnico em Eletrotécnica pela Escola Técnica Federal de Santa Catarina - ETFSC. Desempenha atividades técnico administrativas na Secretaria de Educação a Distância - SEAD/UFSC e de Educador do Ensino Superior nas Faculdades de Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina - SENAI/SC. Também relevante as atividades como Diretor do Departamento de Cultura e Eventos - DCEven/UFSC, de técnico no Departamento de Automação e Sistemas - DAS/UFSC, ainda como presidente, fiscal e membro de comissões internas da UFSC. Pesquisador na área de Inovação, Tecnologias Sociais, Gestão do Conhecimento, Empreendedorismo. Atua como membro do Grupo de Pesquisa Inovação em Ciência e Tecnologia - UFSC/CNPq. É autor de capítulos de livros e artigos em anais de eventos.

 

 

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