JOINVILLE - Pós-Graduação em Gestão de Processos Industriais

Imprimir
Capacitação Empresarial - Pós Graduação
 
OBJETIVO GERAL
Formar e atualizar profissionais através da aplicação dos conceitos em Gestão de Processos Industriais, propiciando a integração, flexibilidade, confiabilidade e melhoria do desempenho dos processos, conscientizando-os da importância da gestão da manufatura industrial.
 
Leia o edital.
PRÉ-REQUISITO
Diploma de Graduação
 
CRONOGRAMA
Início: 02/06/2017
Término: 10/11/2018
Encontros Quinzenais:
Sexta-feira: 19:00 – 22:00
Sábado: 09:00 – 12:00 / 13:00 – 17:00
 
LOCAL 
Faculdade de Tecnologia SENAI Joinville 
Rua Arno Waldemar Döhler, 957 - Zona Industrial Norte - Joinville - SC - Brasil - CEP 89219-510
 
UNIDADE CURRICULAR
Unidade Curricular
Carga Horária
Descrição
Instrutores
Gestão da Produção
30h
Objetivo: Conhecer os conceitos e práticas da produção nos processos industriais.
Conhecimentos: Conceitos e definições; empresa de produto e serviço; Tipos Clássicos de Produção; Planejamento e Controle da Produção (PCP): Funções do PCP. Estoque: parâmetros e métodos da gestão de estoque, classificação ABC; Sistemas de Administração da Produção: conceitos e definições; just-in-time (kanban); MRPI, MRPII; OPT; Planejamento Estratégico de Produção; gestão de prazo e custo; Elaboração do orçamento (analise de capacidade-CRP); Estudo de casos; Intraempreendedorismo.
Me. Angelo Reck Neto 
Técnicas de Gestão Industrial
30h
Objetivo: Aplicar técnicas e ferramentas para melhorar o desempenho da produção industrial.
Conhecimentos: O processo de gestão. Avaliação das capacidades de planejamento, delegação, controle, gestão por objetivos, formação de equipes, negociação, solução de problemas, gestão da mudança e liderança. Estudos de caso e análises das técnicas de alianças estratégicas, "benchmarking", ciclo de vida de produto, cultura organizacional, ética, "just-in-time", motivação, pensamento estratégico, planejamento por cenários, vantagem competitiva; terceirização; manutenção industrial; gestão de indicadores.

Me. Edson Possamai

Gestão do Tempo Padrão
30h
Objetivo: Maximizar a produtividade a partir de técnicas de gestão do tempo padrão.
Conhecimentos: Conceitos e definições; administração do tempo padrão; estudo das operações; tabelas de coeficientes; avaliação do ritmo de trabalho; avaliação e determinação das tolerâncias; determinação da periodicidade do tempo padrão. Técnicas para determinar o tempo padrão; evolução das técnicas para determinar o tempo padrão; evolução dos equipamentos para determinar o tempo padrão; desperdiçadores de tempo. Ferramentas adequadas para a medição de tempos visando à racionalização dos processos de fabricação. Maximização da produção através da formação e treinamento. Uso de planilhas para determinar o tempo padrão.

Me. Angelo Reck Neto

Metodologia da Pesquisa
20h
Objetivo: Desenvolver produção científica de acordo com as normas e organização da informação em  artigos científicos.
Conhecimentos: O Pesquisador e a Comunicação Científica; Métodos Científicos; As Etapas da Pesquisa; Revisão de Literatura; Levantamento de Informações para Pesquisas; Eficiência nos Estudos; Normas ABNT para produção científica; Formas e conteúdos da produção científica.

Doutor. Nilton Manoel Lacerda Adão

Logística de Produção
30h
Objetivo: Estabelecer fluxos associados à cadeia logística dos processos produtivos industriais.
Conhecimentos: Fluxo de abastecimento; fluxo físico; fluxo de informação; roteirização; balanceamento de maquinas; layout; Embalagens de transporte; Heijunka; Decisão de comprar x fabricar; Classificação e identificação de materiais; Tipos de estoques.

Me. Angelo Reck Neto

Gerenciamento de Projetos
30h
Objetivo: Gerenciar projetos de acordo com as diferentes características e riscos envolvidos.
Conhecimentos: Gestão de projetos. Áreas de conhecimento da gestão de projetos (PMBOK) Escopo, EAP, Custo, Qualidade de Riscos. Gestão de projetos de tecnologia. Projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Fontes de Fomento.

Me. Mozart Moser

Tecnologia da Informação Aplicada à Manufatura
30h
Conhecimentos: Gestão da Informação, Visão Geral da Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação Gerencial, Sistemas de Gestão Integrados e Sistemas de Apoio à Decisão.

Me. Alceri Schlotefeldt

Gestão da Qualidade e Produtividade
30h
Objetivo: Compreender e gerenciar as diferentes ferramentas da qualidade para promoção da eficiência e eficácia dos processos produtivos. 
Conhecimentos: Histórico da Qualidade e Produtividade; Gestão da Qualidade Total; Programas de qualidade e produtividade; Ferramentas da Qualidade; Indicadores de Desempenho; Padronização; Normas de Qualidade; normas técnicas; Certificações; Noções de Critérios de Excelência (Six Sigma).

Especialista Mario Cesar do Nascimento

Manufatura Enxuta (Lean Manufacturing)
30h

 Objetivo: Desenvolver a cultura Lean Manufacturing e compreender o processo de implantação das ferramentas da qualidade.

Conhecimentos: Conceito de manufatura enxuta; Conceito de Andon; Conceito de Jidoka; Conceito de Kanban; Aplicando 5S; MFV (mapa de fluxo de valor); GBO (gráfico de balanceamento de operações); Just-in-time; TPM; TRF; Poka Yoke; Gestão A3; Cell Design.

Especialista Mario Cesar do Nascimento

Gestão da Inovação Tecnológica
30h
Objetivo: Identificar os projetos e processos industriais de caráter inovador.
Conhecimentos: Conceitos de Ciência, Tecnologia e Inovação; Modelos de Mudanças Tecnológicas; Estratégias de inovação das empresas; Formas de acesso à tecnologia; Cooperação entre produtores e utilizadores do conhecimento; Planejamento de Tecnologia. Avaliação Tecnológica; Proposições para uma empresa inovar; Indicadores de Ciência e Tecnologia e Inovação; Prospectiva tecnológica, roadmaps, árvores tecnológicas, análise de patentes, auditoria tecnológica em processos industriais, gestão de portfólio de projetos industriais, avaliação de projetos industriais, Propriedade Intelectual em processos industriais.

Doutor André Marcon Zanatta

Integração dos Sistemas de Manufatura
20h
Objetivo: Realizar a integração dos sistemas de manufatura com foco na melhoria dos índices de produtividade e qualidade.
Conhecimentos: Apresentação dos sistemas de automação e sistemas integrados de produção. Noções das potencialidades da automação. Características dos principais sistemas e equipamentos dos processos Industriais. Identificar os métodos de Interface com sistema PPCP através de sistemas Integrados: CAD/CAM/CIM/FMS. Mostrar arquitetura de redes de comunicação industrial.
Especialista Mario Cesar do Nascimento
Gestão de Equipes Multidisciplinares
20h
Objetivo: Identificar as características comportamentais e organizacionais que envolvem um trabalho em equipe com proposta multidisciplinar.
Conhecimentos: Grupos e equipes de trabalho nas organizações; estágios de desenvolvimento de grupos e equipes; características de equipes de trabalho eficazes e de alta performance. - Liderança: estilos de liderança, delegação, poder e influência nas organizações;

 

Processos de Gestão de Pessoas: retenção de talentos, aprendizagem (treinamento, desenvolvimento e educação), estruturação de programas de voluntariado para funcionários, avaliação de desempenho, aprendizagem organizacional (desenvolvimento, trilhas de aprendizagem, feedback). -Multidisciplinaridade: comportamento organizacional (relacionamento interpessoal, comunicação, gestão de conflitos, tomada de decisão e gestão de mudanças). Evolução das gerações (baby boomers, X, Y,Z) e o desafio da liderança atual; Equipes Multidisciplinares.

Mestranda Beatriz Helena Schulze

e

Me. Daniel de Aviz

Gestão de Custos
30h
Objetivo: Avaliar e otimizar os custos envolvidos nos diversos processos do âmbito industrial.
Conhecimentos: Introdução. Terminologia e Classificação de Custos.  Sistemas de Custos - Custeio Variável, Custeio por Absorção Integral e Custeio por Absorção Ideal. Análise de Custo - Volume - Lucro - Margem de Contribuição - Ponto de Equilibrio. Método dos Centros de Custos. Custeio Baseado em Atividades (ABC). Gerenciamento Baseado em Atividades (ABM).
Teoria das Restrições (TOC).

Especialista Enio dos Santos

CARGA HORÁRIA TOTAL
360 horas
 
 
 
 
VALOR DO CURSO
O SEBRAE subsidia 70% do valor total do curso. Aproveite esta chance!
R$ 6.000,00 ou 24 pacelas mensais de R$ 250,00.
 
 
Faça sua Pré-Inscrição
 
 
Para mais informações:
 
 IEL/SC 
Telefone: (48) 3231-4611
Celular: (48) 99134-2968  WhatsApp
E-mail: educacaoexecutiva@ielsc.org.br
 
SENAI Joinville 
Telefone: 47 3441-7700
E-mail: joinville@sc.senai.br
 
 
INSTRUTORES
 
Mestre em Engenharia de Produção, possui graduação em Sistemas de Informação pela União de Tecnologia e Escolas de Santa Catarina, MBA em Consultoria Empresarial pela Faculdade de Tecnologia SENAI / SC e Pós-Graduação em Novas Tecnologias Aplicadas à Educação pela Faculdade Internacional de Curitiba. Com atuação profissional em projetos de inovação e consultorias técnicas e tecnológicas, atualmente é Coordenador de Gestão e Processo Produtivo
Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura e professor de Graduação e Pós-Graduação. 
 
Doutor em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA (2013) em cooperação com a Technische Universität Berlim. Atuou três anos como pesquisador no Centro de Competência em Manufatura (CCM-ITA) e dois anos como pesquisador convidado no Institute for Production Systems and Design Technology - Fraunhofer IPK Berlin. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Santa Catarina - UDESC (2004), MBA Executivo em Administração Global pela UDESC e Universidade Independente de Lisboa - UnI (2005), mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais pela UDESC (2007). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em análise de desempenho de processos de fabricação com geometrias definidas com macro e microferramentas, caracterização de materiais e projeto de máquinas. Atualmente é diretor do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura; participante da Rede SENAI Ferramentaria; e vice-presidente da Associação Brasileira de Internet Industrial. Possui experiência como professor em de Pós-Graduação na Faculdade SENAI-SC.
 
Possui mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e MBA em Gestão de Projetos pela FGV. Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Maria (1997). Profissional com sólida carreira em empresas dos segmentos de transformação de plásticos e linha branca, com 15 anos de experiência nas áreas de P&D e Inovação, sendo os últimos 5 anos na gestão de equipes, buscando diferenciação e obtenção de resultados. Forte atuação internacional na América do Sul e Estados Unidos, no gerenciamento e captação de projetos, desenvolvimento de novos produtos, com foco no entendimento das necessidades dos consumidores. Trabalhou em empresas multinacionais como Tigre, Whirlpool e Amanco. Trabalha como professor dos cursos de Graduação e Pós-Graduação do SENAI SC e atualmente é empreendedor na empresa 4C Innovation.
 
Mestranda em Criatividade e Inovação pela Universidade Fernando Pessoa, parceria com a FAAP - Função Alvares Penteado. Possui Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas pelo INPG (2007) e graduação em Psicologia pela Associação Catarinense de Ensino (2003). Atua também como consultora em gestão de pessoas e especialista em desenvolvimento comportamental na área organizacional. Tem formação em Coaching Executivo Empresarial e Orientação Profissional e de Carreira prestando consultoria na área. Possui experiência como professor em cursos de Graduação e Pós-Graduação na Faculdade SENAI-SC.
 
Mestre em Engenharia Mecânica (UNISOCIESC) e Engenheiro Mecânico (UDESC). Destaca-se que o coordenador do curso, Prof. Daniel de Aviz, atua no SENAI/SC no cargo de Consultor de Empresas. Iniciou as suas atividades no Sistema FIESC em 02/05/1997. Atuou na instituição na docência em Cursos de Qualificação Profissional, Aprendizagem Industrial, Cursos Técnicos, Cursos Superior de Tecnologia e Pós-Graduação. Adicionalmente, trabalhou ativamente no desenvolvimento e implementação do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura. Atua nas áreas de Manufatura, explorando conceitos de CAD/CAM/CNC e Engenharia Reversa. Além disso, atua como Expert no Worldskills Competiton desde 2005, onde por sua vez ajuda o país a evoluir na área de formação profissional de manufatura. Possui experiência como professor em cursos de Graduação e Pós-Graduação na Faculdade SENAI-SC.
 
Possui mestrado em Engenharia de Produção pela Sociedade Educacional de Santa Catarina (2011). Tem experiência na área industrial por mais de 20 anos, atuando como Gerente Industrial; Gerente de Produção; e Consultor Industrial, implantando as mais variadas ferramentas da gestão da produção para obter a competitividade por meio do incremento da produtividade. É professor dos cursos de Pós-Graduação na Faculdade SENAI-SC. 
 
Especialista em Gestão de Projetos e Gestão Empresarial pela Universidade Gama Filho (2012). Possui graduação em Engenharia de Fundição pelo Instituto Superior Tupy (2005). Atualmente é CONSULTOR/ESPECIALISTA nas Indústrias de Fundição. Profissional com experiências somadas desde 1993. Abrangência de atuação técnica e de gestão tendo como veio de especialização a indústria metalmecânica. Possui experiência em gerenciamento de projetos, otimização dos recursos, análise, monitoramento e reação de operações industriais. Possui experiência como professor em cursos de Graduação e Pós-Graduação na Faculdade SENAI-SC. 
 
Especialista em Engenharia da Produção e Graduado em Administração. Carreira desenvolvida em empresas nacionais e multinacionais como Cooperativa Agrária, Fibrafort, Grendene, Cremer, Esmaltec e Whirlpool. Profissional com profundo conhecimento e experiência na condução dos Processos de Melhoria, através do desenvolvimento, aplicação e gestão de programas, métodos e ferramentas da qualidade como PDCA, MASP, Seis Sigma, Lean, TPM, entre outros. Pleno domínio dos sistemas da qualidade baseados nas normas ISO 9001, 14001, 13485, 22000, OHSAS 18001, TS 16949, RDC 16 de Boas Práticas de Fabricação. Relacionamento com entidades como Ocepar, Eletros, Abinee, Abimo e diversas consultorias como Falconi, Werkema, Porsche Consulting, BVC, SGS, BSI, TUV, etc. Atuação em toda cadeia de valor em empresas de grande porte no ramo do Agronegócio, Naval, Calçadistas, Saúde e Eletroeletrônico, como consultor e gestor de equipe na área de Planejamento Estratégico, Qualidade, Produção, Processos, Suprimentos e Pós Vendas. Execução de grandes projetos de melhoria e redução de custos da não qualidade. Atua ainda como professor em cursos de Graduação e Pós-Graduação na área da qualidade.
 
Mestre em Engenharia de Produção na área de concentração de Gestão de negócios pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Especialista em Gestão empresarial pela FGV, Bacharel em Economia pela FURJ (UNIVILLE), Tecnólogo em Análise e Processamento de Dados pela UTESC, PMP Certified, ITIL Foundation Certified e Scrum Fundamentals Certified.
Atuou também ao longo de sua carreira como Gerente de Tecnologia da informação e Consultor em empresas como Unimed SC e Prefeitura de Joinville, participando em projetos de grande porte, implantação de ERP´S e desenvolvimento de projetos de sistemas para área de Saúde gerenciando equipes de desenvolvimento de sistemas e infraestrutura. Atuou como Gerente na Secretaria Municipal da Fazenda. É professor dos cursos de Graduação e Pós-Graduação nas disciplinas de Gerenciamento de projetos. 
 
Doutor em Ciência e Tecnologia Ambiental (UNIVALI); Mestre em Agroecossistemas (UFSC); Especialista em Sociologia Política e Cultura (PUC-Rio); História do Brasil (UFF); Planejamento e Educação Ambiental (UCAM-RJ) com graduação em Geografia Bacharelado (FURG-RS).  Possui experiência como professor de Metodologia Científica em cursos de Graduação e Pós-Graduação na Faculdade SENAI-SC.
 
 
 

TV Indústria

  • Homenagem aos industriais de Santa Catarina
  • Mérito Industrial de Santa Catarina - Carlos Rodolfo Schneider
  • Melhores momentos da Jornada Inovação e Competitividade da Indústria Catarinense
  • Mérito Industrial de Santa Catarina - Ademar Sapelli
  • Mérito Industrial de Santa Catarina - José Samuel Thiesen
  • Mérito Industrial de Santa Catarina –João Raimundo Colombo
  • Mérito Industrial de Santa Catarina –Álvaro Weiss
  • Mérito Industrial da CNI - Ingo Fischer
  • O principal evento da indústria catarinense
  • Educação, longevidade e previdência em debate
  • Histórias da Indústria - Silvia Hoepcke da Silva
  • Pais participam da vida escolar dos filhos
  • Primeiro Espaço de Educação Maker em Santa Catarina
  • Eu Voluntário: Deixando o meu Legado
  • Diretores da FIESC protagonizam novo vídeo institucional da entidade
  • Histórias da Indústria - Duas Rodas
  • Professor cadeirante motiva trabalhadores a fazer ginástica
  • A força do lacre
  • Aluno cego realiza sonho de ser mecânico
  • Retrospectiva FIESC 2016
  • Histórias da Indústria - Cecília Ana Rubini Menegotti
  • Histórias da Indústria - Buddemeyer
  • Novos caminhos para mais de 180 jovens catarinenses
  • Luta contra o câncer ultrapassa as fronteiras da sala de aula
  • Campanha Moto pela Vida busca redução de acidentes em SC
  • Campanha Moto pela Vida
  • Liderança transformadora em Santa Catarina
  • Um novo horizonte para os jovens
  • Educação é investimento
  • Histórias da Indústria - Adolfo e Bertoldo Fey
  • FIESC e Google estimulam o uso de tecnologias educacionais
  • Ministro da Educação conhece o Movimento Santa Catarina pela Educação
  • Programa Histórias da Indústria - Ruy Hülse
  • Mérito Industrial e Sindical de Santa Catarina 2016
  • Melhores Momentos da Jornada da Inovação e Competitividade da Indústria Catarinense
  • Inovação e Ambiente Institucional são debatidos na Jornada
  • 1º dia da Jornada Inovação e Competitividade da Indústria Catarinense 2016
  • Cooperativa Social de Pais, Amigos e Portadores de Deficiência (COEPAD)
  • Histórias da Indústria - Victor Fontana
  • Catarinenses participam de Torneio Internacional de robótica
  • Santa Catarina pela Educação
  • Dia Estadual da Família na Escola
  • Histórias da Indústria - Cesar Bastos Gomes
  • Pais participam da vida escolar dos filhos
  • Em manifesto, FIESC defende ética, indústria e emprego
  • Histórias da Indústria - Werner Ricardo Voigt
  • Histórias da Indústria - Glauco Olinger
  • FIESC defende valorização do setor privado para retomada da economia
  • Retrospectiva FIESC 2015
  • Formatura Novos Caminhos
  • Histórias da Indústria - Elias Seleme Neto
  • III Seminário Internacional de Educação
  • Alunos com pais participativos aprendem mais
  • Se o Governo tira do SESI ou do SENAI, tira muito mais do trabalhador
  • Situação das rodovias em Santa Catarina
  • Programa Novos Caminhos
  • Histórias da Indústria - Jair Philippi
  • Câmaras Regionais do Movimento A Indústria pela Educação
  • Desafios para a retomada do crescimento econômico do Brasil
  • Histórias da Indústria - João Stramosk
  • Bienal Brasileira de Design 2015 Floripa
+ Vídeos