Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Programa prepara jovens que vivem em abrigos para o mercado profissional

Ação é voltada a jovens que vivem em abrigos no Oeste de Santa Catarina e receberam formação profissional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC)

Chapecó, 13.11.2014 - Vinte e sete jovens carentes de Chapecó e Xanxerê concluíram, nesta semana, em Chapecó, a primeira etapa do programa Novos Caminhos. A ação é voltada a jovens que vivem em abrigos no Oeste de Santa Catarina e receberam formação profissional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC). A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), o Tribunal de Justiça (TJSC) e a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC).

O presidente do Sindicato da Indústria Madeireira e Moveleira do vale do Uruguai (Simovale), Osni Carlos Verona, ressaltou que a Federação e as indústrias estão cada vez mais preocupadas em preparar as pessoas para o mercado de trabalho. "Atualmente, a competitividade brasileira é cinco vezes inferior à americana. Portanto, é essencial aos sindicatos e indústrias fomentarem o estímulo à competitividade em ações como esta", afirmou o industrial que representou o vice-presidente da FIESC, Waldemar Schmidt.

Verona relatou que o sucesso do programa Novos Caminhos já é notável e a procura por matrículas superou as metas. "É uma satisfação poder auxiliar na formação e crescimento profissional destes jovens e saber que temos vagas esperando por eles", adiantou. O presidente afirmou, ainda, que os empresários buscam profissionais que tenham visão e capacidade de evoluir a partir da dedicação, proatividade e da busca constante pelo aperfeiçoamento no serviço.

Na ocasião, o juiz Ermínio Darold, da AMC, não conteve a admiração pelo empenho dos estudantes, além de parabenizá-los pela coragem e busca do aprimoramento preparatório para a atuação profissional. "A verdadeira libertação do ser humano se dá pela capacidade daqueles que se propõe a enfrentar os desafios da vida. Que este seja o primeiro passo para a ascensão no mercado e que eles possam, pelo esforço e empenho, crescer conquistando o sucesso e o desenvolvimento da nação", afirmou.

O TJSC estima que nos próximos anos cerca de 470 jovens, ao atingirem a maioridade, deixarão os 170 abrigos no Estado. O projeto está em andamento em todas as regiões de Santa Catarina e integra o Movimento a Indústria pela Educação, que estimula o setor a promover o acesso ao ensino e amplia a oferta de serviços educacionais do sistema FIESC. Na segunda etapa, os jovens são encaminhados, se necessário, ao programa de educação de jovens e adultos do SESI ou a um curso técnico, de aprendizagem industrial ou de qualificação que optarem no SENAI.

 

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.