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Workshop mostra ações de empresas que transformam ideias em inovação

Empresas também debateram formas de manter programas de inovação no longo prazo

Florianópolis, 07.11.2014 - "Ideias todos têm, nosso desafio é criar espaços adequados para recepção destas ideias. E implementá-las", a afirmação é de Paulo Shaefer, diretor-geral da Metalúrgica Cacupé, uma das indústrias certificadas na primeira etapa do projeto de consolidação do Núcleo Integrado de Apoio à Gestão da Inovação (NAGI). Em workshop realizado nesta quinta-feira (6), 4 das 20 primeiras empresas a integrarem o programa relataram suas experiências na implementação de programas de inovação. O NAGI é uma iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi Santa Catarina (IEL/SC), entidade da FIESC.

De acordo com Shaefer, foram feitas pesquisas internas sobre em qual área a metalúrgica deveria focar os esforços e se decidiu por marketing e vendas. Com a colaboração de ideias geradas pelos funcionários, foram feitas mudanças no produto, na embalagem e no posicionamento de mercado.

Processo semelhante foi implantado na Cerâmica Icetec, onde foi criado um comitê de gestão da inovação, formado por representantes de diversos setores da empresa. Eles ficaram responsáveis por estimular a captação de ideias junto aos colaboradores. Após validação e elaboração de orçamento, as propostas são levadas para aprovação da diretoria. Deste processo nasceu um novo tipo de telha, que cobre um metro quadrado com 5,5 unidades. Como os modelos tradicionais exigem de 8 ou até 12 unidades para atingir um metro quadrado, o novo produto promete agilizar a montagem de coberturas.

Na Plasson, que fabrica equipamentos para avicultura no Sul do Estado, foi realizada uma jornada de ideias. Como resultado, foram coletadas 124 sugestões, das quais 17 já foram implementadas e 57 estão sendo analisadas. Uma das metas da indústria agora é envolver setores que acabaram não contribuindo nesta primeira etapa.

Outro desafio para estas empresas está na manutenção de seus programas a longo prazo. Para isso, apostam em táticas para manter a mobilização dos colaboradores, como a premiação em dinheiro ou viagens, para os que mais contribuem com ideias aproveitadas. Também foram apontadas como boas estratégias a inclusão de metas de inovação no planejamento de longo prazo das empresas e o envolvimento das diretorias nos projetos.

A programação do evento se completou com palestras de Rodrigo Coelho, da FINEP, agência de inovação vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e de Adriana Spinola, gestora de Inovação na Ciser.

NAGI - O NAGI ajuda empresas a estruturarem processos de gestão da inovação. O projeto de consolidação e expansão do núcleo está com inscrições abertas para sua segunda rodada. Para participar, as empresas devem ser catarinenses e ter no mínimo dois anos de operação. Serão atendidas indústrias dos setores têxtil, agronegócio, construção civil, bens de capital, metalmecânico, cerâmica, móveis e madeira, tecnologia da informação e plástico.

O núcleo é uma realização do IEL/SC, em associação com o Instituto Stela e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A iniciativa tem financiamento do FINEP.

 

Fábio Almeida
Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231-4674 | 48 9981-4642
fabio.almeida@fiescnet.com.br

 

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