Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Fórum de Estágio de Santa Catarina - Reunião 18/05/2015

Compartilhar:

Florianópolis, 18.5.2015 – “Temos motivado a indústria para que ela seja porta de entrada para estagiários, para que possamos prepará-los para o mundo do trabalho”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte, durante o Fórum de Estágio de Santa Catarina. “A conjuntura difícil que enfrentamos nos motiva a trabalhar e investir ainda mais. Por isso, nossa orientação é intensificar as ações. Esta é a forma que temos de contribuir para a retomada do crescimento sustentável”, completou Côrte. O encontro ocorreu nesta segunda-feira, dia 18, na sede da entidade, em Florianópolis. 

A prática do estágio responsável com o apoio das instituições de ensino e da indústria foi debatida no fórum. O professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e também conselheiro do IEL, Nério Amboni, falou sobre a urgência de despertar o jovem para a prática responsável do estágio.  “Vamos debater de que forma as instituições de ensino podem colaborar para o desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais”, disse Amboni. “Isso ajudará os nossos jovens a ter mais desenvoltura nas organizações e a se transformarem em profissionais reflexivos, que aprendem fazendo”, completou.

Andréa de Siqueira, coordenadora de estágio da Fábio Perini, indústria de Joinville, apresentou o programa desenvolvido pela empresa e reconhecido no Prêmio IEL Melhores Práticas de Estágio 2014, na categoria Médio Porte. Atualmente, a empresa conta com 30 estagiários e todos são acompanhados por tutores, além de participar de treinamentos e avaliações de desempenho. “Muitos são contratados após o estágio e os demais recebem apoio para inserção no mercado de trabalho”, conta Andréa que ressalta a preocupação do programa em oferecer o primeiro emprego para estes jovens.

O vice-presidente da FIESC na região Sudeste, Tito Schmitt, pediu aos integrantes do fórum para que abracem a causa da educação e levem a todos os cantos. “Precisamos incutir na consciência que só vamos nos transformar em um País competitivo e deixar um bom legado por meio da educação. Que sejamos mensageiros dessa boa nova”, salientou.

O diretor-executivo do Movimento A Indústria pela Educação, Antônio Carradore, apresentou o projeto Conexão Jovem. A iniciativa, que mobiliza o setor a investir na qualificação dos trabalhadores, estimulará os jovens a serem protagonistas no processo de melhoria da educação. Ao todo, 32 estudantes, que são destaques em suas comunidades escolares, foram convidados a integrar o projeto Conexão Jovem. O objetivo é estimulá-los para uma atuação mais colaborativa com a escola e o mundo do trabalho, além de despertar o interesse pela aprendizagem contínua.

Durante o encontro, as empresas foram orientadas sobre o Prêmio IEL de Estágio, que integra ações do Movimento A Indústria pela Educação. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de junho. O regulamento e o formulário estão disponíveis no site www.ielsc.org.br. A iniciativa reconhecerá os melhores programas de estágio por porte (pequeno, médio e grande) e o resultado será conhecido no dia 18 de agosto. As vencedoras se classificam para a etapa nacional do prêmio.

1.      Resultados da Reunião 

 

Resultados Fórum Estágio de Santa Catarina

 

2.       Práticas de atração e desenvolvimento de talentos jovens através do estágio: Case de sucesso da Indústria Fábio Perini, reconhecida Nacionalmente no Prêmio Melhores Práticas de Estágio 2014.

 

Case de Sucesso Fabio Perini

 3.      Conexão Jovem: Apresentação do Movimento a Indústria pela Educação

 

Conexão Jovem Movimento a Industria pela Educação

4.      O que as Instituições de Ensino e Indústrias podem fazer para despertar o jovem para a prática do estágio responsável. Qual a contribuição de cada parte? 

 

O que as Instituições de Ensino e Indústrias podem fazer para despertar o jovem para a prática do estágio responsável. Qual a contribuição de cada parte?

5.  Fotos

Foto 01 - Fórum de Estágio  Foto 02 - Fórum de Estágio  Foto 03 - Fórum de Estágio  Foto 04 - Fórum de Estágio  Foto 05 - Fórum de Estágio

 

 

 

 

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.