Inova Talentos - Conexão entre empresas, projetos e profissionais qualificados. Atração de talentos com novos conhecimentos para soluções inovadoras. Inova Talentos - Novos talentos, novas ideias. Atração de novos talentos, aceleração de resultados e soluções inovadoras.

FAQ Empresas

Podem participar do Programa qualquer empresa que queira melhorar ou desenvolver produtos/serviços, processos, marketing, modelos de negócios até inovações mais tecnológicas. Poderá abranger uma área específica da empresa ou também pode ser mais amplo, envolvendo a organização como um todo.

Para participar do Programa, a empresa deve inicialmente contactar a equipe do IEL manifestando interesse sobre o Programa. Após o primeiro contato, a equipe do IEL realizará algumas perguntas de modo a compreender as características do projeto. Na sequência, o IEL deve elaborar uma proposta de projeto a ser revisada e validada pela empresa. Concluída esta validação, a proposta segue para avaliação do parceiro do Programa (Fapesc ou CNPq, dependendo da modalidade escolhida). O IEL também realiza o recrutamento e seleção dos profissionais demandados pela empresa e encaminha os perfis mais aderentes para avaliação e escolha da empresa. Finalmente, procede-se com os trâmites de repasse financeiro e documentação para, então, liberar o início do projeto.

Não, bolsista não é estudante. No programa Inova Talentos a bolsa é para o desenvolvimento de um projeto, não é bolsa de estudos, portanto, o bolsista é um profissional qualificado, formado em nível de graduação, mestrado ou doutorado.

O bolsista não é regido pela CLT. Portanto, não possui especificidade quanto a carga horário máxima. No entanto, o tempo dedicado às atividades deve ser adequado às necessidades do projeto, conforme definido no cronograma aprovado pelo CNPq/Fapesc.
A orientação é que o bolsista exerça a mesma carga horária dos demais profissionais envolvidos no projeto.

Sim. A empresa pode solicitar a quantidade de bolsistas conforme sua necessidade e o ingresso de bolsistas no projeto pode ser realizado conforme o cronograma do projeto.

Os recursos para pagamento de bolsas deverão ser fornecidos pela empresa. O IEL e Fapesc/CNPq são entidades mediadoras, responsáveis por repassar o valor pago pela empresa ao profissional. O repasse financeiro de bolsa varia dependendo do parceiro escolhido. Se o projeto for desenvolvido via Fapesc, o repasse é feito por meio de quatro parcelas trimestrais, sendo a primeira realizada antes do início das atividades do bolsista. Se o projeto for desenvolvido em parceria com o CNPq, o pagamento deverá ser efetuado à vista antes do início das atividades com o valor correspondente a 12 meses de bolsa. O valor das bolsas varia conforme o nível de escolaridade do profissional e conforme o parceiro. Para maiores informações, consultar a tabela de bolsas com a equipe do IEL.

O tempo para ter um bolsista dedicado às atividades da empresa também varia de acordo com o parceiro escolhido. Em média 60 dias, para projetos em parceria com a Fapesc; e, em média 90 dias, para projetos em parceria com o CNPq.

Sim, a duração prevista para projetos é de no mínimo 12 meses podendo ser estendida até 24 meses. Se ao final do projeto a empresa optar pela extensão do mesmo, a equipe do IEL deverá ser contactada.

A seleção é realizada em âmbito nacional, visando os melhores talentos para a execução do projeto. O IEL fica responsável em atrair, identificar, recrutar e selecionar profissionais com as competências mais aderentes ao projeto, de acordo com o perfil definido pela empresa. Posteriormente, os três melhores perfis são encaminhados para análise, seleção e escolha da empresa.

FAQ Talentos

A declaração de rendimentos para o IR referente ao programa pode ser acessada diretamente pela plataforma integrada do CNPq (http://carloschagas.cnpq.br/).
Primeiramente deve-se clicar em "Outros bolsistas". Após o acesso, buscar na aba bolsista/pesquisador o menu "gerenciamento de sua bolsa" e, em seguida, clicar em "Declaração de Rendimentos para IR". Selecionar o ano de 2020 e clicar no botão pesquisar. Na nova tela, será apresentado o espelho da declaração de rendimentos para fins de declaração do IRPF 2020. Para armazenamento em seu computador, sugerimos imprimir o documento no formato PDF.

Não é possível acumular bolsas de fomento pelo Programa. Para que o seu vínculo junto ao Programa seja efetivado é importante que você não seja beneficiário de outra bolsa da FAPESC ou de qualquer Agência de Fomento Nacional. Caso você esteja recebendo alguma bolsa de fomento, gentileza nos enviar o comprovante de encerramento do vínculo.

Caso você ainda faça parte de algum programa de pesquisa ou extensão, por gentileza também nos enviar uma formalização, informando a carga horária desta atividade, além de informar que estas atividades não serão prejudicadas e não poderão prejudicar o projeto desenvolvido no programa Inova Talentos.
Profissionais com vínculo celetista ou de servidor público somente poderão ser bolsistas caso comprovem dispor de carga horária compatível com as atividades no projeto e após autorização expressa da Fapesc/CNPq ou do IEL/SC nos casos de Empresas Privadas, ICTIs Privadas e Entidades do Terceiro Setor.

Fale conosco

Nossa equipe está à disposição para auxiliar e esclarecer suas dúvidas.

48 3332-3070

inovatalentos@ielsc.org.br