Conheça o Programa Talentos Inovadores

Se você tem um projeto e precisa acelerá-lo sem gastar muito, o Programa Talentos Inovadores é a escolha ideal. Com ele, sua empresa tem acesso a profissionais graduados e pós-graduados, de forma flexível e, econômica, com mais de 50% de economia.

Icone Whatsapp Fale com a gente pelo WhatsApp

Por que escolher o Talentos Inovadores?

+2000

contratos
implementados

+600

empresas
atendidas

+60%

dos profissionais são
contratados pelas empresas

+ de 50%
de economia

Ícone Economia

+ flexível do que
modelos tradicionais

Ícone Flexível

Recrutamento e Seleção de
Profissionais em todo Brasil

Ícone Recrutamento

Programa de coaching
e capacitações

Ícone Coaching

Encontros, networking
e premiações

Ícone premiações

Webinars com
temas atuais

Ícone Webinar

Ao contratar o nosso serviço, sua empresa estará amparada em todas as etapas do projeto:

Etapas do ProjetoEtapas do Projeto

Todo esse suporte é possível com a parceria entre o IEL, CNPq e FAPESC, instituições que viabilizam a contratação de profissionais qualificados com mais de 50% de economia.

Casos de Sucesso

Whirpool

Desenvolvimento de produto (bens ou serviço) Projeto: "Nova Máquina de Lavar Roupas Inteligente ainda não existente no mercado supera expectativas"


"O Centro de P&D da Multinacional norte-americana de eletrodomésticos, Whirlpool, desenvolveu uma máquina de lavar roupas que lava peças brancas e coloridas ao mesmo tempo. A Double Wash superou as expectativas da empresa no Brasil e será vendida em outros países. O projeto contou com a participação de 2 profissionais mestres das áreas de Engenharia Mecânica."

Karsten

Marketing ou modelo de negócio Projeto: "Aprofundar o estudo de mercado para criar vantagens competitivas"


"O objetivo do projeto foi implementar na Karsten um processo sistêmico, inovador, responsável pela coleta, tratamento, análise e disseminação das informações sobre o mercado e a concorrência, transformando a tomada de decisão em ações de negócios. O projeto contou com a participação de 1 profissional graduada da área de Engenharia química."

Bosch

Melhoria de produto Projeto: "Desenvolvimento de teste de durabilidade acelerado para sistemas de injeção diesel"


"A Bosch aderiu ao programa para responder ao desafio de desenvolver novo teste de durabilidade para injetores diesel, por meio da determinação de fatores de aceleração para encurtamento do ciclo de testes do motor. O resultado final foi a redução dos custos de desenvolvimento, modificação e validação dos injetores."

Empresas participantes

Conheça algumas das empresas que já participaram do Programa Talentos Inovadores e alavancaram os resultados de seus projetos com economia e qualidade:

  • Nidec
  • Embraer
  • Engie
  • Gerdau
  • Karsten
  • Volvo
  • Westrock
  • Whirpool
  • Cargil
  • Schneider
  • Weg
  • Schulz
  • Braskem
  • Tigre
  • Reivax
  • Bosch

FAQ Empresas

Podem participar do Programa qualquer empresa que queira melhorar ou desenvolver produtos/serviços, processos, marketing, modelos de negócios até inovações mais tecnológicas. Poderá abranger uma área específica da empresa ou também pode ser mais amplo, envolvendo a organização como um todo.

Para participar do Programa, a empresa deve inicialmente contactar a equipe do IEL manifestando interesse sobre o Programa. Após o primeiro contato, a equipe do IEL realizará algumas perguntas de modo a compreender as características do projeto. Na sequência, o IEL deve elaborar uma proposta de projeto a ser revisada e validada pela empresa. Concluída esta validação, a proposta segue para avaliação do parceiro do Programa (Fapesc ou CNPq, dependendo da modalidade escolhida). O IEL também realiza o recrutamento e seleção dos profissionais demandados pela empresa e encaminha os perfis mais aderentes para avaliação e escolha da empresa. Finalmente, procede-se com os trâmites de repasse financeiro e documentação para, então, liberar o início do projeto.

Não, bolsista não é estudante. No programa Talentos Inovadores a bolsa é para o desenvolvimento de um projeto, não é bolsa de estudos, portanto, o bolsista é um profissional qualificado, formado em nível de graduação, mestrado ou doutorado.

O bolsista não é regido pela CLT. Portanto, não possui especificidade quanto a carga horário máxima. No entanto, o tempo dedicado às atividades deve ser adequado às necessidades do projeto, conforme definido no cronograma aprovado pelo CNPq/Fapesc.
A orientação é que o bolsista exerça a mesma carga horária dos demais profissionais envolvidos no projeto.

Sim. A empresa pode solicitar a quantidade de bolsistas conforme sua necessidade e o ingresso de bolsistas no projeto pode ser realizado conforme o cronograma do projeto.

Os recursos para pagamento de bolsas deverão ser fornecidos pela empresa. O IEL e Fapesc/CNPq são entidades mediadoras, responsáveis por repassar o valor pago pela empresa ao profissional. O repasse financeiro de bolsa varia dependendo do parceiro escolhido. Se o projeto for desenvolvido via Fapesc, o repasse é feito por meio de quatro parcelas trimestrais, sendo a primeira realizada antes do início das atividades do bolsista. Se o projeto for desenvolvido em parceria com o CNPq, o pagamento deverá ser efetuado à vista antes do início das atividades com o valor correspondente a 12 meses de bolsa. O valor das bolsas varia conforme o nível de escolaridade do profissional e conforme o parceiro. Para maiores informações, consultar a tabela de bolsas com a equipe do IEL.

O tempo para ter um bolsista dedicado às atividades da empresa também varia de acordo com o parceiro escolhido. Em média 60 dias, para projetos em parceria com a Fapesc; e, em média 90 dias, para projetos em parceria com o CNPq.

Sim, a duração prevista para projetos é de no mínimo 12 meses podendo ser estendida até 24 meses. Se ao final do projeto a empresa optar pela extensão do mesmo, a equipe do IEL deverá ser contactada.

A seleção é realizada em âmbito nacional, visando os melhores talentos para a execução do projeto. O IEL fica responsável em atrair, identificar, recrutar e selecionar profissionais com as competências mais aderentes ao projeto, de acordo com o perfil definido pela empresa. Posteriormente, os três melhores perfis são encaminhados para análise, seleção e escolha da empresa.

Quero mais informações

Captcha obrigatório
 
 
 

Para Candidatos

O programa Talentos Inovadores está abrindo as portas de inúmeras empresas para profissionais qualificados que buscam a oportunidade de mostrar o seu conhecimento para inovar.

Uma oportunidade imperdível para talentos que desejam:

O programa Talentos Inovadores está abrindo as portas de inúmeras empresas para profissionais qualificados que buscam a oportunidade de mostrar o seu conhecimento para inovar.

 

Vivenciar experiência profissional em empresas, possibilitando melhor atuação e empregabilidade;

 

Ser capacitado em competências comportamentais, gerenciais e técnicas para execução de projetos no ambiente empresarial;

 

Aliar conhecimentos teóricos à prática empresarial e às ricas experiências de mercado;

 

Desenvolver projetos desafiadores com apoio de tutores experientes na corporação;

 

Participar do programa de bolsas de fomento tecnológico e Extensão Inovadora;

 

Integrar a rede de profissionais aptos para inovar nas empresas.

Quer conhecer alguns dos projetos realizados por nossos bolsistas? Confira aqui.

Quem pode participar?

Profissionais graduados ou pós-graduados com até 5 anos de formação da última titulação.

Como participar?

Gostou da proposta do Talentos Inovadores e quer participar? Preencha este formulário.

O processo seletivo conta com as seguintes etapas:

Atividade
Online

Ícone Atividade Online

Entrevista por
competências

Ícone Entrevista por Competências

Entrevista individual
na empresa

Ícone Entrevista Individual a Empresa

FAQ Bolsista

A declaração de rendimentos para o IR referente ao programa pode ser acessada diretamente pela plataforma integrada do CNPq (http://carloschagas.cnpq.br/).
Primeiramente deve-se clicar em "Outros bolsistas". Após o acesso, buscar na aba bolsista/pesquisador o menu "gerenciamento de sua bolsa" e, em seguida, clicar em "Declaração de Rendimentos para IR". Selecionar o ano de 2020 e clicar no botão pesquisar. Na nova tela, será apresentado o espelho da declaração de rendimentos para fins de declaração do IRPF 2020. Para armazenamento em seu computador, sugerimos imprimir o documento no formato PDF.

Não é possível acumular bolsas de fomento pelo Programa. Para que o seu vínculo junto ao Programa seja efetivado é importante que você não seja beneficiário de outra bolsa da FAPESC ou de qualquer Agência de Fomento Nacional. Caso você esteja recebendo alguma bolsa de fomento, gentileza nos enviar o comprovante de encerramento do vínculo.

Caso você ainda faça parte de algum programa de pesquisa ou extensão, por gentileza também nos enviar uma formalização, informando a carga horária desta atividade, além de informar que estas atividades não serão prejudicadas e não poderão prejudicar o projeto desenvolvido no programa Talento Inovador.
Profissionais com vínculo celetista ou de servidor público somente poderão ser bolsistas caso comprovem dispor de carga horária compatível com as atividades no projeto e após autorização expressa da Fapesc/CNPq ou do IEL/SC nos casos de Empresas Privadas, ICTIs Privadas e Entidades do Terceiro Setor.

Quero mais informações

Captcha obrigatório